Localização Balneário Camboriú, SC, Brasil
Ano 2022
Com 32 anos de atuação, o escritório de advocacia Germano Pereira Advocacia inicia 2023 em um momento de transição e torna-se Pereira, Bortolon & Pegorini Advogados Associados. Seu reposicionamento formula uma nova experiência de marca: atual, forte e convidativa, reafirma a artesanalidade, solidez e visão de futuro que construiu a história do escritório.
With 32 years of experience, the law firm Germano Pereira Advocacia starts 2023 in a moment of transition and becomes Pereira, Bortolon & Pegorini Advogados Associados. Its repositioning formulates a new brand experience: current, strong and inviting, it reaffirms the craftsmanship, solidity and vision of the future that built the firm's history.
Desafio
Quando Alessandra, Ivania e Germano me procuraram, tinham como principais problemas a falta de modernização e expressão de identidade na comunicação da marca, que estava dificultando a diferenciação no seu mercado. Era um momento onde a empresa iria passar por uma mudança em seu nome, portanto era preciso identificar o que estava gerando estes problemas para definir os pontos de melhoria que seriam executados no processo de atualização da marca, que consequentemente iriam guiar a maneira como o novo nome seria apresentado ao público. Qualificando os pontos positivos e negativos da marca anterior, nós entendemos que ela estava passando percepções de seriedade em excesso e uma empresa tradicional e fechada, o que ia totalmente contra com o que a empresa gostaria de dizer com a marca. A partir da Consultoria de Branding e da estruturação do novo posicionamento, foi possível construir uma nova Identidade Visual e Verbal, conceituando e permitindo o destaque do que distingue a Pereira, Bortolon & Pegorini no segmento em que atua.
When Alessandra, Ivania and Germano approached me, their main problems were the lack of modernization and expression of identity in brand communication, which was making differentiation in their market difficult. It was a time when the company was going to undergo a change in its name, so it was necessary to identify what was causing these problems in order to define the points of improvement that would be carried out in the process of updating the brand, which consequently would guide the way the new name would be presented to the public. Qualifying the positive and negative points of the previous brand, we understood that it was passing perceptions of excessive seriousness and a traditional and closed company, which was totally against what the company would like to say with the brand. From the Branding Consultancy and the structuring of the new positioning, it was possible to build a new Visual and Verbal Identity, conceptualizing and allowing the highlight of what distinguishes Pereira, Bortolon & Pegorini in the segment in which it operates.
Estratégias, soluções e Design
Na nova marca, destacamos a sua filosofia preventiva, a linguagem acessível e o ágil suporte que fazem parte do processo de trabalho do escritório, além da intenção de fazer com que o seu cliente se sinta seguro e acolhido em uma vivência personalizada com um Direito mais artesanal. Expandimos a cartela de cores, desdobrando-a em duas matizes principais escuras em marsala e azul, que dão origem às auxiliares. Com os novos tons estimulamos mais acolhimento e conforto e nos distinguimos dos concorrentes e paletas comumente utilizadas pelo segmento. O desenho das letras também foi estilizado para que trouxesse um aspecto contemporâneo e minimalista – são refinamentos manuais que fazem com que a aparência das letras seja mais exclusiva e coerente com o estilo do restante dos elementos que fazem parte da identidade. Com a nova comunicação escrita, frases e parágrafos de destaque estão com uma linguagem adequada aos valores que a marca defende e comunicando os atributos dos serviços. Para dar mais flexibilidade e personalidade para o visual da marca, desenhamos grafismos, ícones e padrões, gráficos que são aplicados em layouts que facilitam a criação de conteúdo dos advogados e deixam os materiais corporativos mais proprietários, como a papelaria e o site da empresa.
In the new brand, we highlight its preventive philosophy, the accessible language and the agile support that are part of the office's work process, in addition to the intention of making its client feel safe and welcomed in a personalized experience with a more handmade. We expanded the color chart, breaking it down into two main dark hues in marsala and blue, which give rise to the auxiliaries. With the new tones, we encourage more welcome and comfort and distinguish ourselves from competitors and palettes commonly used by the segment. The design of the letters was also stylized to bring a contemporary and minimalist look – they are manual refinements that make the appearance of the letters more exclusive and coherent with the style of the rest of the elements that are part of the identity. With the new written communication, sentences and highlighted paragraphs are in a language appropriate to the values that the brand defends and communicating the attributes of the services. To give more flexibility and personality to the brand's look, we design graphics, icons and patterns, graphics that are applied in layouts that facilitate the creation of content for lawyers and make corporate materials more proprietary, such as stationery and the company's website.